segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fantoche: Uma maneira legal e perigosa de contar história


Caros leitores,

      Durante esse mês de maio estive preparando uma apresentação sobre tecnicas de contação de história, sobre maneira de encaixar a contação em aulas e visitas a museus, aí terminei lendo novamente livros e textos que a muito tempo eu não lia, e me lembrei qual é o motivo verdadeiro de eu gostar muito de utilizar fantoches em minhas contações. FANTOCHE É UM PERIGO! Parece até que estou louca, mas essa é a verdade, fantoche pode sim ser um perigo numa contação de história, por isso é importante muita atenção:
Primeiro: os fantoches geralmente são lindos e os fofos e as crianças ADORAM... então o primeiro grande problema é consegui fazer as crianças entenderem que aquele momento é o de escutar e não de atacar os bonecos da sua mão. Uma ideia é deixar as crianças, antes de começar a história, pegar nos bonecos, deixa-los conhecer aqueles fantoches, isso também ajuda para que eles, quando muito novos, não tenham medo daquele boneco que fala!

      Segundo grande problema: utilizar o fantoche. O fantoche tem que ganhar vida durante a história, por tanto, ele fala, ele se mexe e ele TEM que participar, afinal, ele é o personagem. Na minha opinião, essa é a parte mais dificil, pois você precisa ter a noção da hora certa em que o boneco fala e da hora certa em que você, o narrador, fala.

      Terceiro e último grande problema: fazer as crianças notarem qual é a hora que é o boneco que está falando e qual é a hora que é o narrador. Uma solução é utilizar a mesma estratégia da história teatralizada, onde vocês é todos os personagem, você precisa mudar a voz quando mudar o personagem.
      Bem... minha dificuldade quanto a usar o fantoche é grande, mas nada que praticar e o estudar a história com antecedencia não possa resolver.


Então fica a dica... usar fantoche só quando você tiver certeza!

Ah, tem uma garota que arrasa na produção dos fantoches, ela é a responsável por esses da foto.
Dayanne Barros: day_barros14@hotmail.com
Fone: (81) 9133-9398 

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário