domingo, 6 de novembro de 2011

E viveram felizes para sempre... Será?



Durante toda a minha infância eu vi as histórias infantis terminarem com o príncipe e a princesa se casando e vivendo felizes para sempre!!! Ops, mas pera ai... Você já se perguntou alguma vez o  que acontece depois do “felizes para sempre” de uma história? O que acontece com o príncipe? E com a princesa? E por que casar é sempre o final feliz? Vivemos hoje numa sociedade onde as famíias não são necessariamente a mamãe, o papai e filho. Que nem sempre o casamento é o felizes para sempre. Me fiz essas perguntas algumas vezes e terminei tendo algumas idéias:

©       Que tal começar a história depois do felizes para sempre? Começar pelo fim! É como se fosse a mesma história da nossa infância, só que num segundo capitulo! Tipo: “Era uma vez uma princisa chamada Branca de Neve, que morava num lindo castelo no meio da floresta com seu príncipe e com seus sete amiguinhos anões...”
©       Deixar que as crianças criem a história também é legal, elas adoram participar e tem uma criatividade incrível, elas são capazes de dar o final ainda melhor que o autor da história.
©       Contar história, ler histórias e ouvir histórias também é uma grande brincadeira, com um grupo de crianças mais velhas (a partir dos 6 anos mais ou menos) pode haver também um jogo que tente dar um fim a história sem dizer o tão famoso”felizes para sempre”

Bem, não estou aqui fazendo campanha contra o fim das histórias, contra o “felizes para sempre”, acho até legal que depois de tudo dar errado num romance, no fim, tudo terminar bem. A idéia é talvez sair um pouco do esperado, brincar com as histórias e talvez deixar aquela história já tão manjada com um ar de novo. Lembre, a curiosidade pelo que vem depois faz a história ficar empolgante.




Edição de texto: Raphael Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário