Você lembra do (a) seu (sua) professor (a) de história da escola lhe dando aula? Como era a aula dele (a)? Você ficava doido pra saber o final da história? Provavelmente a sua resposta é NÃO, não lembro, a aula era "u ó" ou eu odeio história graças a ele (a). É triste, mas essa é a grande realidade, nós, professores de história, não estamos acostumados a contar história dos livros didáticos com tanta emoção quanto contaríamos a dos livros de fantasia, isso, porque também aprendemos assim. Mas a pergunta é: "Qual a diferença?" NENHUMA!! As histórias contadas nas salas de aula também podem ser muito divertidas, o que não significa que não vão fazer os alunos aprenderem, muito pelo contrário, os alunos aprendem muito mais com aquilo que eles gostam. Então que tal pensar em uma aula bem diferente? Vamos às dicas:
- Pra quem tem talento com os desenhos o quadro pode ser um grande aliado. A história pode ser toda ilustrada com desenhos feitos pelo professor (a).
- Pra quem como eu não tem muitos talentos manuais, pode levar acessórios para sala de aula e usar os alunos como personagens da história, mas é bom ter cuidado, dependendo da idade dos alunos pode dar confusão, muitos quererem o mesmo papel. Mesmo assim, os acessórios podem tornar a aula uma grande brincadeira e uma forma até engraçada de aprender.
- Se a turma for muito grande, ou não rolar acessórios, a solução é partir pro corpo, nosso corpo também fala e nossos gestos podem ser grandes aliados na hora de contar uma história. Nada de ficar encostado (a) no birô, ou mantendo a voz sempre no mesmo tom, nesse caso você tem que se mexer, andar a sala toda se possível e aumentar ou baixar o tom quando necessário. Bem, mas esses toques sobre contar história com o corpo, fica para uma outra postagem! ;)
Edição de Texto: Raphael Lima
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